terça-feira, 27 de abril de 2010

Como mudar a data das fotos


Fotografia é uma arte! Fato. A arte não precisa e nem é organizada. Ok. Mas as fotografias não podem ficar espalhadas pelos quatro cantos do seu HD offline e no da nuvem sem organização. Pelo o menos para mim não. Beleza, que estejam desorganizadas, jogadas por cantos, pastas sombrias em diretórios que você mal se lembrava da existência, o Picasa, ou similares, dá um jeito, certo? Mais ou menos.

Embora estejam em qualquer pasta, o Picasa organiza as fotos por data no estilo Windows Explorer, o que o torna bastante abitolado intuitivo. Mas e as datas que estão no EXIF das fotos? Se estiverem erradas, o que fazer?

Passei por essa situação diversas vezes, mas nunca tive tempo/paciência para procurar. Recentemente vasculhando por alguma solução no Oráculo, eis que encontro algumas dicas para essa mudança utilizando o Windows Vista e imagino que o mesmo se aplique ao 7. Mas eu não tenho computador descente para rodar o Windows Vista (como se precisasse) nem o Windows 7. Uso em dual boot o Linux Ubuntu e o Windows XP.

Na procura em português, encontrei um programa que faz essa mudança por linha de comando do prompt. Daí meu lado Windows user diz: Chato, não, muito obrigado.

Na procura em inglês encontrei um programa de uma empresa chamada Rellik Software o EXIF Date Changer.

Não menos trabalhoso, o programa permite mudar a data do exif da foto de forma menos medonha (Windows user). Ele faz a mudança da informação em lote, ou seja, toda foto que estiver dentro da pasta que você selecionar será mudada. O ajuste fino do programa consiste em mudar determinada(s) foto(s) ajustando [dias, horas, minutos e segundos] a partir da data que consta na foto. Há também o ajuste por data fixa. Fora isso ainda tem o filtro por câmera, que lhe permite alterar as fotos somente tiradas por determinada câmera, e algumas outras funçõezinhas.

Prezo muito por esse tipo de organização a meus arquivos no PC. Agora poderei ficar em paz sabendo que as fotos do meu casamento estão datadas de janeiro de 2009 e não novembro de 2007. O fotografo teve que mudar a bateria e não teve tempo para ajustar a data.

Outro problema que tenho quanto a organização é a qualidade das mp3, mas para resolver esse problema é só exterminando todos que têm mp3 em 128kbps, e isso ainda vai demorar um pouco.

Então agora minha missão é encontrar um aplicativo no Ubuntu que faça o mesmo.

Um comentário:

  1. VEJAM SÓ:
    Uma decisão recente tomada pela equipe do Google Chrome está gerando opiniões bem diferentes entre os usuários do navegador. Se trata do anúncio de que a

    identificação de protocolo (http://) no início dos endereços será omitida. A proposta tem como fundamento o fato de que os usuários já não digitam o HTTP quando

    estão buscando sites na web.

    O QUE VOCE ACHA?

    VAI SER ÚTIL?

    VAI MINIMIZAR O ESTRESSE?

    AFINAL, QUAL NAVEGADOR VOCE PREFERE USAR?

    REGISTRE SUA IDÉIA. PARTICIPE DA NOSSA ENQUETE

    VÁ NA COLUNA DIREITA DA PÁGINA E VOTE.

    http://www.marcelorochadedeus.blogspot.com/

    http://www.marcelorochadedeus.blogspot.com/2010/04/chrome-vai-deixar-de-exibir-http-nos.html/

    ResponderExcluir