quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

D-Tox

Tem sempre aquele que faz piadas com a evolução/contração/etc do pronome VOCÊ: "ah, era Vossa Mercê depois blá blá blá até um dia se tornar um simples gruído com talvez um movimento de cabeça". Muitos também dizem que isso é coisa de brasileiro, diz que é de povo preguiçoso e talz. Mas depois que você acaba se viciando em series e mesmo em filmes made in USA, acabamos percebendo um número muito grande de contrações usadas frequentemente pelos vizinhos do longínquo norte.

Esposa entra numa loja de calçados e me pede uma sugestão sobre qual dos dois pares de sandálias é o mais bonito. Nesse momento, deparo-me com um amontoado de caixas de tênis infantis da marca ou modelo D-TOX. Vejam na foto:

(Clique para ampliar)

Na hora me veio à mente um episódio de House M.D. onde, Dr. House, se submete a uma Desintoxicação. Também não me recordo ao certo se existe um episódio com esse nome, mas não vem ao caso. O fato é que existe um tênis infantil com esse nome, D-Tox (Detoxification).

Talvez a versão adulta seja vendida à clínicas de desintoxicação, ou algo assim.

Das contrações que me irritam, estão em segundo e primeiro respectivamente Refri (Refrigerante) e Belê (da palavra Beleza enquanto pergunta ao estado de humor).

3 comentários:

  1. Ah! Q isso "belê" é mai tranq!

    rs
    Desculpa, não consegui me conter!

    Ah, novo blog: http://propcorn.blogspot.com/

    novo tema, novo layout, tudo novo!
    Depois confere lá, você que só acompanha pelo feed, dá uma olhada no novo layout e diga o que acha... estou me aventurando no mundo do web design!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. O que mais os americanos fazem é contrair as coisas! De preferência resultando em algo com X, que eles adoram!

    D-Tox pra um tênis infantil não me faz o menor sentido!

    Eu uso "refri" direto e sou indiferente ao "belê", mas não tolero o "mara", principalmente qdo é homem dizendo/escrevendo. "A noite ontem foi mara!". Aff!

    Contração obrigatória é "pregui". Combina com o significado da palavra ;)

    ResponderExcluir