sábado, 21 de novembro de 2009

SIM - Sistema de Informação Metropolitano


Há muito tempo atrás, nessa terrinha distante das capitais, sonhava com o dia em que todo ônibus coletivo de Goiânia tivesse GPS. Sim, e que através desse dispositivo pudéssemos verificar o horário em que o nosso carro, como dizem os motoristas, fosse passar pelo ponto.

Na minha ideia poderia, por exemplo, abrir o sitio da companhia de transporte coletivo e verificar a que horas o meu ônibus passaria pelo ponto próximo ao meu serviço, poupando-me gasto de tempo desnecessário ou mesmo acelerando meu passo para não perder o próximo.

Pois então, agora é fato. Já podemos contar com um serviço similar, para não dizer melhor. Estreou ontem, dia 19, o SIM - Sistema de Informação Metropolitano. O nome me soou genérico demais, mas a informação é inerente aos serviços de transporte coletivo da grande Goiânia.

Resumindo, o serviço mais interessante se dá através do envio de um SMS, famigerado torpedo - visto o legal pacas, para o número 28000 (28028 se sua operadora for a TIM) + o número do ponto que quer os horários. O texto fica da seguinte forma:

pt XXXX

Por exemplo, para saber a que horas o próximo ônibus passa no ponto aqui ao lado de casa, envio a seguinte mensagem:

pt 4406

Ao menos quando envio, a demora para entrega do SMS ao destino é considerável, algo em torno de dois minutos. No sítio da Rmtc Goiânia - Rede metropolitana de transporte coletivo - afirmam que o tempo de espera é relativo a cada operadora, no meu caso a TIM. Depois de feita a entrega a resposta é rápida.

Na resposta consta os números das linhas disponíveis para aquele ponto e seus respectivos próximos dois horários de passagem para o mesmo.

Sim pessoas, está ai um serviço de fácil uso e muito prático. Integrando o leque de serviços disponíveis pelo SIM, temos ainda:

- Sítio WAP - wap.rmtcgoiania.com.br;
- Displays em locais de grande concentração de pessoas com informações em tempo real sobre as linhas;
- i-Center, algo como um display que será instalado em terminais e shoppings e que possibilitará a interação do usuário;
- Roteirizador de trajetos através do Google Maps.

Foi por meio desse último, o Google Maps, que fiquei sabendo dessa usurpação de ideia por parte da Rmtc. Procurava saber a distância da minha residência a um destino, quando verifiquei que estava disponível a opção de trajeto por ônibus.

Embasbacado com aquilo, um serviço antes só disponível para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, resolvi expressar tamanha surpresa via twitter, e acabei recebendo uma resposta da @maricapeletti, um dia antes da estreia, me informado sobre os serviços do SIM.

Portanto, roubaram minha ideia e aprimoram-na. O Ramon - @optmus é a testemunha que mais sabe do assunto, fora os outros próximos que tanto me ouviam falar dessa minha ideia dos tempos em que eu era um heavy user de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário